quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arturia - Cs 80 v2 [VSTi]



O synth CS-80 começou a ser produzido em 1977 pela Yamaha, como a versão comercial do maior e mais elaborado GX-1. O CS-80 ganhou popularidade no final da década de 70 ao ser usado na gravação de vários ícones da música pop, como Paul McCartney and Wings, Toto, Stevie Wonder Band entre outros.O seu sucesso não foi maior para o publico mortal devido ao seu alto preço e seu peso - 100kg!
Passaram-se mais de 25 anos, e o sintetizador Yamaha CS-80 continua fazendo a cabeça de muito músico por aí.

O virtual

Depois de lançar o synth virtual do clássico sintetizador analógico do final dos anos 60 Moog Modular, a empresa francesa Arturia lançou o synth virtual de outro sintetizador clássico, só que do final dos anos 70, o Yamaha CS-80, colocando a velha discussão analógico × digital em pauta novamente.

A Arturia promete, embora muitos considerem impossível, uma emulação perfeita do synth, através de um sistema já usado com sucesso na emulação do Moog Modular V, chamado TAE -True Analogue Emulation - patenteado pela própria Arturia. Nos synths analógicos, a sensibilidade dos componentes, somada à variação de temperatura ambiente, tornava os osciladores desses aparelhos instáveis, ou seja, a forma das ondas era diferente de um período para o outro. É essa instabilidade que, realçada por filtros de 12dB/oitava, produzia os timbres únicos do original CS-80. A Arturia garante que o algoritmo que está por trás do TAE simula essa instabilidade, ajudando o CS-80 V a reproduzir um som quente com a cara do final dos 70´s. O algoritmo do TAE também é responsável pelo filtro anti-aliasing e pela simulação do limitador de soft clip, usado nos filtros ressonantes dos synths analógicos.

O CS-80 V, além de preservar as características do synth original, apresenta novas características, como modo mutitimbral, modulation matrix, arpejador e delay estéreo, além de poder ser controla-do via MIDI. O CS-80 V ainda conta com mais de 400 presets elaborados por profissionais.
A interface visual do CS-80 V é um show à parte. Quando operado em single mode, o virtual synth fica com a mesma cara do synth original, respeitando todas as funções dos faders e knobs.

Size: 30 MB
Format: VSTi
OS: WIN
http://lh5.ggpht.com/_xTKniwthSrM/TD8ywI85kZI/AAAAAAAADqY/gcWHYozj3g8/download-button.png